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07 jul 2025

Obama diz que equilíbrio entre vida pessoal e trabalho pode ser um mito para quem busca sucesso

O ex-presidente dos EUA afirma que, para quem quer se destacar, haverá momentos de desequilíbrio - mas é essencial compensar depois

 

Para quem busca sucesso na carreira, pode ser inevitável lidar com almoços de trabalho e horas extras que se estendam além do expediente. É o que acredita o ex-presidente dos EUA Barack Obama. Recentemente ele afirmou que ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional nem sempre é possível.

“Se você quer ser excelente em qualquer área — esportes, música, negócios, política — haverá momentos em que não vai haver equilíbrio, em que você estará só trabalhando e totalmente focado”, disse no podcast The Pivot.

Ele e a família aprenderam essa lição da forma mais difícil.

Obama contou que, durante a primeira campanha presidencial, ficou mais de um ano e meio em um ritmo intenso de trabalho. Ele chegou a fazer pausas nos fins de semana, mas Michelle assumiu quase todas as responsabilidades em casa, cuidando das filhas mesmo trabalhando em tempo integral.

Embora esse período tenha resultado em dois mandatos na Casa Branca, Obama reconheceu que não era algo sustentável.

Como presidente, ele criou a regra de jantar com a família todas as noites às 18h30 — mesmo que depois tivesse que retomar o trabalho. Para ele, esses momentos em família não representavam perda de tempo produtivo, mas eram essenciais.

“Eles te trazem equilíbrio e perspectiva, e isso, com o tempo, te torna uma pessoa melhor”, explicou.

 

Equilíbrio em fases

Mesmo como ex-presidente, Obama admite que suas conquistas políticas — as mesmas que o afastaram temporariamente da família — não serão o que vai recordar no futuro. O que realmente fica, segundo ele, são os laços e as memórias com os filhos.

“Acho que não existe uma fórmula perfeita”, disse em um evento da Fundação Obama em 2019. “Tenho certeza de que, no meu leito de morte, não vou lembrar de nenhuma lei que aprovei, de nenhum discurso que fiz, de nenhuma multidão para a qual falei.”

Isso não significa que as ambições profissionais não sejam importantes. Mas o nível de dedicação ao trabalho, de acordo com Obama, depende do que está acontecendo em casa — e vice-versa.

“Haverá momentos em que você precisará priorizar coisas diferentes”, explicou. “Às vezes, tudo bem mergulhar no trabalho porque está tudo bem em casa. Em outros momentos, talvez seja necessário abrir mão de parte do trabalho para cuidar do que não está bem em casa.”

Para casais, a lógica é a mesma: em certos momentos, um precisa ceder para que o outro possa se dedicar mais, mas essa troca tem que ser equilibrada.

 

“Michelle e eu tentamos reforçar que você pode ter tudo — mas não tudo ao mesmo tempo”, disse. “É preciso entender que haverá momentos em que um vai precisar assumir mais responsabilidades, mas também ter disposição para fazer o mesmo pelo outro e manter o equilíbrio na família.”

 

LinkedIn também defende a dedicação total — mas com pausas

A discussão sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional não é exclusiva dos líderes políticos. Ela também aparece no mundo dos negócios.

Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, afirmou que manter o equilíbrio não é uma opção para empreendedores que desejam superar a concorrência.

“Se eu ouço um fundador dizendo: ‘É assim que mantenho minha vida equilibrada’, eu sei que ele não está realmente comprometido com a vitória”, declarou em 2014, em uma aula em Stanford. “Os verdadeiros grandes fundadores são aqueles que dizem: ‘Vou colocar tudo de mim nisso’.”

Ainda assim, Hoffman compartilha com Obama a visão de que reservar um tempo para a família faz diferença.

“Quando começamos o LinkedIn, muitos tinham família. Então, dizíamos: tudo bem, vá para casa jantar com a família”, contou no podcast The Diary of a CEO. “Depois do jantar, volte ao computador e continue trabalhando.”

Outros líderes, porém, veem o equilíbrio como inegociável. Laxman Narasimhan, ex-CEO da Starbucks, afirmou à Fortune que é “muito disciplinado” quanto a manter limites claros.

“Tem que ser algo realmente importante para me afastar da família.”

 

Fonte: O Estado de São Paulo, em 11/06/2025, publicada originalmente na Fortune.com